SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cógito

Print version ISSN 1519-9479

Cogito vol.4  Salvador  2002

 

 

O círculo da vida

 

 

Carlos Pinto Correa

Círculo Psicanalítico da Bahia

 

 

Durante quarenta anos, o escultor ADOLF GUSTAV VIGELAND (1860-1943) produziu centenas de estátuas em bronze, para o Frogerparken, em Oslo, que hoje é uma espécie de santuário de sua obra. Vigeland se propôs à difícil tarefa de representar no bronze todo o círculo da vida. Iniciou com uma inquietante criança, cujo semblante é difícil de ser por nós entendido. Esta figura é muitas vezes tomada como a imagem de sua própria e infeliz origem. Daí segue o círculo completo da vida. A criança que nasce, cresce, expressa sua dor e perplexidade frente ao mundo adulto. Os jovens sonhadores e românticos na busca do amor e o paraíso prometido pela descoberta do corpo. O adulto e sua luta pela vida, competindo e combatendo, ganhando e perdendo. A família, com o pai que ampara e a mãe que orienta. Finalmente, na volta do círculo vital, a inevitável decadência com o envelhecimento e a morte.

As imagens do Círculo da Vida através de mais de 120 esculturas, foram por nós lembradas quando comemoramos a vida do Círculo, razão para tomarmos uma das imagens de Vigeland como símbolo da XIII Jornada.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License