SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Investigation of the mode of thinking of health care professionals working in ICUs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

ROCHA, Glauco Heirison dos S. et al. Gestação ectópica: compreensão e crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e suas repercussões. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp.02-26. ISSN 2175-3547.

A Gravidez Ectópica (GE) é a primeira causa de morte materna no primeiro trimestre da gestação, rompendo com idealizações. Objetivos: Caracterizar a população com GE, avaliar a compreensão e as crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e das consequências reprodutivas. Método: Foram entrevistadas 15 mulheres após o diagnóstico de gestação ectópica que se encontravam internadas na enfermaria de Divisão de Clínica Obstétrica de um Hospital Público Universitário no Brasil, na cidade de São Paulo. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada com questionário previamente elaborado. A análise dos dados foi realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: As entrevistadas estavam, em média, com 5,8 semanas gestacionais e 28,7 anos de idade; 40,0% compreenderam o diagnóstico recebido e, embora 86,7% relate ter risco caso tenham uma nova gestação, 66,7% acreditam que não encontrariam dificuldades para engravidar novamente. Conclusão: Verifica-se a necessidade de um maior cuidado na transmissão das informações médicas, além de assistência psicológica, possibilitando um tratamento de fantasias e crenças.

Keywords : Gestação ectópica; Crenças; Repercussões psicológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )