SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1-2New images of the Brazilian familyThe contribution of psychoanalysis to the studies of the family and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SARTI, Cynthia Andersen. Contribuições da antropologia para o estudo da família. Psicol. USP [online]. 1992, vol.3, n.1-2, pp.69-76. ISSN 1678-5177.

Este artigo aborda a contribuição dos estudos sobre o parentesco para a compreensão do que é a família. Sem pretender dar conta de toda a contribuição antropológica, trata particularmente de como a Antropologia contribuiu para pensar o caráter social (e não natural) da família e a não universalidade do nosso modelo de família nuclear. Destaca o significado do casamento e do tabu do incesto como instituições sociais, sobretudo a partir da obra de Lévi- Strauss, e sua contribuição para o pensamento antropológico sobre o parentesco. A decomposição das diversas relações que compõem o parentesco e a família, tal como apresentada no texto, esclarece que a mudança na família não é um processo totalizante.

Keywords : Família; Estrutura de parentesco; Tabu; Casamento; Antrolopogia Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )