SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The existence as "care": phenomenological elaborations on psychotherapy in contemporaneityExpressing experiences: the experiential essay as writing, meaning unity and meaningful learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

FERNANDES, Marcos Aurélio. Do sujeito à presença como transitividade para o ser: o desafio de uma pass agem epocal sob a ótica do pensamento de Heidegger. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.60-68. ISSN 1809-6867.

O presente texto parte da situação do homem na contemporaneidade. Trata-se da situação de uma passagem crítica. Crise, porém, é risco e oportunidade. O risco está na desolação decorrente do esquecimento do Ser. A oportunidade (kairós) está no apelo do porvir que atinge o homem, isto é, o apelo de fundar uma abertura, um espaço-de-liberdade, que deixa ser o Ser. É a oportunidade de uma transformação radical do homem: de sujeito, senhor do ente, caracterizado pela sua autonomia ou vontade-para-o-poder, para a presença (Dasein), em que o homem encontra a sua humanidade sendo o pastor (cuidador) do Ser. O artigo caminha abrindo uma via de reflexão percorrendo com Heidegger essa passagem do sujeito para a presença; depois, tematiza o sentido ontológico da existência, enquanto liberdade, enquanto exposição ao ente na totalidade e insistência na abertura do Ser. Por fim, busca evidenciar o cuidado, dinâmica fundamental da existência, como transitividade, ou seja, como fundação do "aí": da abertura do ente como tal e no seu todo.

Keywords : sujeito; presença; existência; liberdade; cuidado; ente; Ser.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )