SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Relationship between Quality of Work Life and Trust employee in the organizationLabor stressors in community health agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BARBOSA, Silvânia da Cruz; SOUZA, Sandra  and  MOREIRA, Jansen Souza. A fadiga por compaixão como ameaça à qualidade de vida profissional em prestadores de serviços hospitalares. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.315-323. ISSN 1984-6657.

Em estudos envolvendo profissões de ajuda, especificamente, a Qualidade de Vida Profissional (QVP) refere-se a quanto o indivíduo se sente bem por ajudar a atenuar o sofrimento alheio. Tal sensação resulta do equilíbrio psicológico entre as experiências positivas no trabalho (satisfação por compaixão) e negativas (fadiga por compaixão). O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a qualidade de vida profissional em uma amostra de profissionais de saúde que trabalham em hospitais públicos nas cidades de João Pessoa e Campina Grande (PB). Utilizaram-se como instrumentos o Professional Quality of Life Scale ProQOL - IV (validado em estudo local) e uma ficha sociodemográfica. Os dados foram lançados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), por meio do qual foram efetuadas estatísticas descritivas (média, porcentagem e desvio-padrão) e análise de Clusters. Os resultados identificaram três perfis de QVP: equilibrado, deficitário e moderado. O primeiro e o último perfil estão com a QVP preservada; em contraste, o grupo com perfil deficitário destacou-se como o mais preocupante, visto que foi o único a apresentar indícios da fadiga por compaixão, provavelmente decorrente da excessiva carga horária de trabalho. Como a satisfação por compaixão foi dominante em todos os grupos, e a fadiga por compaixão atingiu apenas 25% da amostra, pode-se concluir que a maioria dos profissionais da saúde possui boa qualidade de vida profissional, sendo tal qualidade sustentada pelo prazer de sentir-se socialmente útil por salvar vidas.

Keywords : Qualidade de Vida Profissional; satisfação por compaixão; fadiga por compaixão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )