SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue45Essay on language and the psychoanalytical praxisThe force of language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

SANDLER, Paulo Cesar. Origens românticas da psicanálise: linguagem e sua consecução. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp.64-69. ISSN 0101-3106.

Desconhecer a própria história incita a “re-inventar a roda”; conhecê-la ajuda a alcançar mais profundamente a própria psicanálise - prole prática das aquisições dos iluministas e românticos: defesa do indivíduo, procura por subjacências a textos; busca da historicidade ontogênica; pensamento verbal. O estudo enfoca onde e como essas origens influenciam a teoria e a prática, na linguagem usada no aqui-e-agora da sessão analítica. Nós psicanalistas tentamos alcançar, além de significantes e significados, o símbolo e principalmente os processos de simbolização, aquilo “que significa algo que não ele mesmo”, como observou Gombrich. Por meio de um caso clínico, tentamos mostrar o funcionamento de tais origens nesta prática ainda romântica, de defesa do indivíduo que sofre, mergulho nas paixões e não-paixões, que hoje se chama psicanálise.

Keywords : Formação simbólica; Iluminismo; Linguagem; Movimento romântico; Realidade psíquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )