SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue64Freud and the musicLola, corruption and social narcissism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

CATHARIN, Verônica; BOCCHI, Josiane Cristina  and  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Psicanálise e cinema: o ser humano como um ser cinematográfico. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.40, n.64, pp.143-157. ISSN 0101-3106.

A sétima arte, inventada no final do século XIX, estabeleceu-se como uma das experiências sociais mais intensas do século XX. O poder de tocar os espectadores que o cinema possui pode explicitar sua vinculação extremamente comum com a psicanálise. O alcance da arte para fascinar, surpreender, interrogar e também angustiar só se concebe a partir da audiência cativa de outrem. Pretende-se encaminhar questões como: é possível conceber o ser humano como um ser cinematográfico? Os mecanismos de produção do filme e da cena cinematográfica são comparáveis à estrutura do funcionamento psíquico? Além dessas questões, optamos por defender o argumento da identificação como um suporte para a fruição estética. Propõe-se ainda entender os processos que constituem o sonho e tecer considerações a respeito das similaridades com a obra cinematográfica.

Keywords : Cinema; Sonhos; Identificação; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License