Services on Demand
article
Indicators
Share
Ide
Print version ISSN 0101-3106
Ide (São Paulo) vol.44 no.73 São Paulo Jan./June 2022
ILUSTRAÇÕES
Ilustrações
A foto de abertura da Ide é de uma procissão, na Itália, de 1948.
Pedro Ribeiro Moreira Neto
Todas as outras fotos desta edição são de autoria de Pedro Ribeiro Moreira Neto, arquiteto, urbanista e fotógrafo. Doutor em Geografia Humana e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e em História Social (fflch-usp). Produtor cultural, consultor, pesquisador no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, História, Jornalismo e Artes Visuais da Universidade do Vale do Paraíba(Univap).
Aecio Sarti
As pinturas desta edição são de Aecio Sarti, pintor brasileiro nascido em Aracaju-SE (1959). Pinta desde os 14 anos de idade, época em que vendia seus trabalhos em praças da cidade. No final da década de 1970 mudou-se para os Estados Unidos para estudar no Colorado Institute of Arts, em Denver. Naquele momento sua obra começou a ganhar maturidade e admiradores, mas Aecio logo decidiu voltar ao Brasil e abandonou a pintura por 20 anos devido a uma severa depressão. Em 2004 retomou a carreira na cidade de Paraty, local onde atualmente funcionam seu atelier e sua galeria.
Durante toda carreira pintou figuras humanas, variando entre traços minimalistas e ornamentados, por vezes acrescentando nos trabalhos elementos da moda, literatura e outras manifestações.
É conhecido por pintar quase todas suas obras sobre lonas de caminhão usadas. Os trabalhos convidam à contemplação do belo em seus pequenos detalhes.
De Paraty sua pintura segue para exposições individuais em todo mundo, tanto em galerias, como museus e outros centros culturais. As obras de Aecio também fazem parte de coleções particulares e públicas em mais de 50 países.
Recentemente tem buscado falar de arte além dos limites da pintura. Em 2014 deu início a um projeto de imersão pelo Brasil que resultou em um filme curta-metragem intitulado "Céu de Querubins", exibido na televisão em diversos festivais de cinema pelo mundo.