SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1From the infinite universe to the unlimited market: the hypermodernity of Jacques LacanThe conflict among psychoanalysts and its occasional failure of the phallic fall author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

CHRISTAKI, Angélique. Destinos do vínculo e dos afetos no mal estar contemporâneo: O modelo da depressão.Translated byRodolfo Luís Leite Batista. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp.55-63. ISSN 0101-4838.

Partimos da constatação de que o mal-estar atual se sustenta no discurso capitalista, discurso que apresenta a particularidade de não se confinar em um impossível simbolizável, mas de girar em círculos, instituindo assim uma máquina infernal que cria, ao mesmo tempo, o desespero e a mercadoria para consolá-lo. O apelo controlado ao desespero que curto-circuita a temporalidade do humano no mundo contemporâneo tem sido denominado de depressão. Propomos a hipótese segundo a qual a homogeneização dos afetos do humano que está na base dessa depressão promulgada pela classificação do DSM e a política sanitária neoliberal representam de maneira paradigmática as coordenadas do mal-estar contemporâneo. Dessa forma, o "todos deprimidos!" é uma nova forma de proletarização das subjetividades que, por um lado, consome o vínculo social e, por outro, ignora que, afetado pela linguagem, o sujeito está condenado a uma insatisfação generalizada.

Keywords : discurso capitalista; depressão; subjetividade; afeto.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )