SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue96Obsessive neurosis and narcissistic hate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

LEITAO, Valton de Miranda. A decadência do amor: a clínica da crueldade. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp.23-32. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho tenta articular várias manifestações da crueldade, colocando-as sob um princípio comum. Freud afirmou que seu pessimismo sociopolítico era o resultado da sua investigação sobre as ilusões da humanidade. O processo sublimatório - que, por meio da literatura, da poesia e do teatro, constitui a arte, que integra a cultura - é atacado, enquanto a solução perversa é estabelecida. A traição, cuja existência Viktor Frankl mostra no campo de concentração de Auschwitz, apresentando o capo como algoz do seu próprio povo, é aqui estendida para todas as culturas como emergência da tirania inconsciente. A figura do inimigo é apresentada na consciência social como aparecimento da divisão egoica e narcisista entre Nós e Eles. A tática política dos partidários do sistema de crença e destruição é criar um abismo, em que o narcisismo da diferença estimula a paranoia do inimigo. O horror é banalizado para que a tolerância e o contraditório da vida democrática sejam enfraquecidos.

Keywords : narcisismo; diferença; perversão; sublimação; tortura.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License