SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue98Rhythm and tiredness in face to face and remote sessions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina  and  VILLELA, Fabio Camargo Bandeira. Chronos, Kairós e a temporalidade da pandemia: confronto entre deuses e possibilidade de reinvenção do setting. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp.27-40. ISSN 0103-5835.

O presente artigo discorre sobre a temporalidade de nossa sociedade atual, fortemente pautada por Chronos, deus que diferencia dia e noite e confere estabilidade, mas que se converte em vigia e classificador da experiência do viver. Aponta como a pandemia tem representado um corte em tal temporalidade e provocado, entre outros efeitos, o confronto entre o tempo de Chronos e de Kairós. Discute como esse confronto se apresenta como possibilidade de contato com o "melhor instante" da experiência, em que a produção de sentido se dá, e como o setting analítico tem sido impactado por ele. Conclui que a reinvenção do setting nesse momento tem como eixo fundamental a confiabilidade construída na experiência entre paciente e analista, recurso que, por definição, assegura que os cacos resultantes do confronto possam ser objeto de partilha e restauração na experiência analítica.

Keywords : temporalidade; Chronos e Kairós; pandemia; setting analítico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License