SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Caretaking within the family: Social representation analysis of the relationship between the caretaker and the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.15 no.1 São Paulo Apr. 2005

 

EDITORIAL

 

 

Este número - que dá inicio à adolescência plena da RBCDH com os seus 15 anos de vida - inicia com um artigo de Márcia Mazza - editora por longos e trabalhosos anos desta revista que muito deve a ela, orientado por Fernando Lefèvre, coordenador científico do CDH por muitos e proveitosos anos. No entanto, a presença do artigo se deve apenas ao tema e ao tratamento a ele dispensado. De fato, a atenção aos idosos, centrada na díade idoso-cuidador, só contribui para a plena compreensão de que o crescimento e o desenvolvimento pertencem á vida, só cessando com a morte, e que todos os temas até então pensados com crianças e adolescentes, são a eles aplicados.

Em seguida, um artigo vindo da França, de Christine Brisset, coloca-nos com igual pertinência a relação entre cuidador-cuidado; no caso, pais de diferentes origens e o modo como lidam com o adormecimento da criança pequena.

O artigo seguinte, de autoria de Juliana Maria Fernandes Pereira e Liana Fortuna Costa, de Brasília, vem ao encontro de muitas das preocupações do CDH, mas não apenas dele, quanto à questão da não-adoção de crianças que poderiam vir a ser adotadas. É um artigo oriundo da prática que, por meio da reflexão, torna-se praxis, sendo também estes um dos objetivos do CDH.

Na mesma ótica, porém com métodos e objetivos diversos, estão quatro artigos: dois deles, relacionados à escola, dois à área da saúde.

No âmbito escolar, Maria José de Mesquita Serra e Jane Correa, do Rio de Janeiro, estudaram a influência da expectativa materna no desempenho da criança na alfabetização; e Caroline De Salvo, Ingrid Mazzarotto e Suzane Löhr, de Curitiba, relatam a aplicação de um programa de prevenção de habilidades sociais em crianças pré-escolares, realizado com os pais nas escolas.

Na área da saúde, Mariana Mendonça e Eleonora Ferreira, de Belém, estudaram as dificuldades enfrentadas por cuidadores de crianças com asma com propostas de como obter uma melhor adesão ao tratamento; e Débora de Mello, Cláudia Viera, Érica Sempionato, Zélia M. Biasoli-Alves e Lucila Nascimento, de Ribeirão Preto (SP) relatam a sua experiência, dentro do Programa de Saúde da Família, com duas técnicas, o genograma e o ecograma, mostrando como seu uso pode facilitar tanto o vínculo com as famílias como uma melhor compreensão das mesmas.

Finalmente, em sentido oposto dos atuais "felizes" 15 anos de nossa revista, o tema adolescentes retorna em um artigo de Nancy Ramacciotti de Oliveira, sobre a maternidade em periferias sociais e urbanas. Trata-se de uma reflexão madura da autora, a partir de inúmeros estudos anteriormente realizados, que traz, como contribuição inovadora, conceitos da psicologia ambiental para iluminar tão dolorosa e atual problemática em nosso país.

Em síntese, poderíamos dizer que o tema básico de todos os artigos é a questão vincular, compreendida em seus vários níveis de influências recíprocas, desde a díade primária mãe-criança até os cuidados dispensados aos idosos como dependentes da ajuda que a família cuidadora necessita para deles poder cuidar.

Por meio destes artigos, a própria trajetória do CDH e da RBCDH parecem adquirir corpo e força, manifestando nela a sua história: um desdobramento de uma semente que, crescendo, vai trazendo à vida a sua potencialidade.

 

Elaine Pedreira Rabinovich
Editora Assistente

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License