SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Groggy and with tied hands: the first contact with the newborn according to women that had an unwanted c-sectionRisk factors for recurrent wheezing in infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COSTA, Leonardo Trevisan et al. Proporção corporal em crianças e adolescentes com síndrome de Down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp.198-202. ISSN 0104-1282.

O presente estudo teve como objetivo avaliar as proporções corporais entre estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas de crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD). Para tanto, a amostra foi composta por 99 pessoas SD (40 meninas com idade média de 11,45±2,6 anos e 59 meninos com 12,07±3,0 anos). Os seguintes parâmetros foram coletados: idade cronológica, estatura, estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas. As proporções corporais dos segmentos foram calculadas através dos índices corpóreos e modelo Phantom. Para a análise estatística recorreu-se ao teste de normalidade e análises descritivas de tendência central e dispersão, posteriormente, foi adotado o teste t de Student. Para todos os tratamentos utilizou-se o programa estatístico SPSS 13.0 e nível de significância de p<0,05. Observou-se que, a proporção corporal entre os segmentos superiores e inferiores de crianças e adolescentes com SD apresenta diferença quando comparado a população típica. Sendo esta diferença para comprimento de pernas, e a proporção de estatura tronco-cefálica atingiu valores próximos aos intervalos da população sem SD.

Keywords : proporção corporal; síndrome de Down; crescimento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )