SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Oedipus complex and complex thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

OGDEN, Thomas H.  and  MUSZKAT, Susana. Sobre três formas de pensar: o pensamento mágico, o pensamento onírico e o pensamento transformativo.Translated byAlain François. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.2, pp.193-214. ISSN 0486-641X.

O autor acredita que a ênfase da psicanálise contemporânea mudou da compreensão do significado simbólico dos sonhos, do brincar, e das associações para o estudo dos processos de pensar, sonhar e brincar. Este artigo comenta a sua concepção de três formas de pensar - o pensamento mágico, o pensamento onírico e o pensamento transformativo - e fornece ilustrações clínicas em que cada uma dessas formas de pensar manifesta-se claramente. O autor vê o pensamento mágico como uma forma de pensar que subverte o pensamento genuíno e o crescimento psicológico, pois substitui uma realidade externa perturbadora por uma realidade psíquica inventada. Em contrapartida, o pensamento onírico - a nossa forma de pensar mais profunda - consiste em ver uma experiência emocional a partir de múltiplas perspectivas ao mesmo tempo, como, por exemplo, a dos processos primário e secundário de pensamento. O pensamento transformativo, por sua vez, cria um novo modo de ordenar as experiências que permite gerar tipos de sentimentos, formas de relações de objeto, e qualidade de ser na vida antes inimagináveis.

Keywords : formas de pensar; pensamento mágico; fantasia de onipotência; pensamento onírico; sonhar; pensamento transformativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License