Services on Demand
article
Indicators
Share
Revista Brasileira de Psicanálise
Print version ISSN 0486-641X
Rev. bras. psicanál vol.53 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2019
CARTA-CONVITE
Caros colegas,
A Revista Brasileira de Psicanálise abordou em 2019 os temas 1) Ódio, 2) Feminino, outras reflexões, 3) Palavra e verdade, e finaliza o ano propondo o tema Suicídio. Fizemos chamadas ao longo dos números anteriores com a seguinte provocação: "Do desespero psíquico ao direito de pôr fim à vida, como a psicanálise pode contribuir para a reflexão sobre este complexo ato humano - o suicídio".
O tema proposto ganhou relevância ultimamente por seu caráter de pandemia. A prevalência do suicídio tem crescido, por exemplo, entre policiais, universitários e jovens, tornando-se um assunto a ser pensado por políticas públicas de prevenção e saúde mental.
O convite aos colegas e colaboradores da RBP, no entanto, é para que reflitam sobre o suicídio para além da perspectiva estatística e epidemiológica, ou seja, a partir da psicanálise e suas clínicas. Sem deixar de considerar a existência do suicídio enquanto ato soberano, de livre-arbítrio na retirada da própria vida, nosso propósito é ampliar a escuta desse ato.
Voluntário ou impulsivo? Último recurso de apaziguamento da insuportabilidade da dor física, da dor psíquica ou da perda de sentido da vida? Tais possibilidades nos levam a indagar sobre os alcances e limites do nosso ofício no enfrentamento desse sofrimento psíquico.
Com este número, desejamos colaborar para o entendimento do suicídio em nosso tempo, cuja amplitude passa a demandar esforços compreensivos cada vez mais abrangentes. Trata-se de um tema complexo e atual, uma vez que estão em andamento mudanças que implicam a reconfiguração dos laços sociais, o que convoca psicanalistas e cientistas sociais a uma refinada análise da complexidade do suicídio no âmbito da subjetividade contemporânea.
Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail da revista rbp@rbp.org.br até a data-limite 17/11/2019. As orientações editoriais estão disponíveis em http://rbp.org.br/?page_id=44.
Está lançado o desafio!
Equipe editorial