Services on Demand
article
Indicators
Share
Aletheia
Print version ISSN 1413-0394
Aletheia no.25 Canoas June 2007
EDITORIAL
A Universidade Luterana do Brasil tem incentivado ao longo dos seus 35 anos a atividade de pesquisa e a difusão do conhecimento científico. Sabe que este é um dos seus papéis. A revista Aletheia é fruto dessa premissa.
Sem esquecer seu principal objetivo, o de produzir conhecimentos, a atividade de pesquisa deve cada vez mais ser orientada para equipar adequadamente o atendimento às demandas do ensino e da extensão. A pesquisa, articulada ao ensino e à extensão, viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.
A universidade, nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ao objetivar o atendimento das demandas da sociedade civil, possibilita a formação do profissional cidadão e credencia-se, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
O modelo de ação profissional do psicólogo não pode ficar alheio a esse movimento. A formação profissional vem mudando a partir das necessidades da sociedade. Novos problemas surgem, e exigem, além de respostas, novas formas de intervenção.
Hoje, é inquestionável a necessidade de pensar na função social do psicólogo e na transcendência social da Psicologia. Cresce a necessidade e o interesse pelo trabalho nos espaços públicos, principalmente no campo da saúde. Os novos desafios e espaços exigem ações específicas fundamentadas em conhecimentos específicos e produzidos em nossas realidades e contextos.
Enquanto periódico científico, a Aletheia busca desenvolver seu papel. Num primeiro plano, como um meio qualificado de profusão do conhecimento para a comunidade científica. Num segundo, busca, através de seu material, subsidiar o ensino, pautando novos conteúdos de disciplinas que emergem das novas matrizes para os cursos de psicologia. E, através do acesso ao conhecimento produzido, proporcionar intervenções focadas nas reais necessidades de nossa população.
É na indissociabilidade entre pesquisa e intervenção que agendamos nosso periódico científico. “A prática não é uma derivação subalterna da ciência, mas sim seu núcleo ou centro vital, e a investigação científica não tem lugar acima ou fora da prática, mas sim dentro do curso da mesma” (Bleger, 1984, p.32).
Por fim, comunicamos que neste ano de 2007 a revista Aletheia passa a fazer parte do PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), que faz parte da Biblioteca Virtual em Saúde & Psicologia (BVS-Psi). Com isso, amplia-se, ainda mais, a divulgação dos manuscritos publicados em nosso periódico e a possibilidade de interlocução entre os pesquisadores da área da Psicologia.
Finalizamos com um especial agradecimento à Sabrina Leal Araújo, bibliotecária da ULBRA Canoas, pelo empenho e dedicação nos processos de indexação PEPSIC, CLASE e LATINDEX.
Desejamos a todos uma boa leitura.
Os editores