SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33The Beauty and the Beast: a psychological analysis of Belle's characterEvaluation of child behavior problems indicators reported by parents and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BATISTA, Giorgina Leni; SILVA, Patricia Santos da  and  REPPOLD, Caroline Tozzi. Práticas educativas e estratégias de coping em crianças abrigadas. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp.56-68. ISSN 1413-0394.

Este estudo investigou práticas educativas de pais e educadores sociais e estratégias de coping adotadas por crianças abrigadas. Participaram da pesquisa 20 crianças, entre sete e 11 anos. Elas responderam a duas entrevistas, que objetivavam identificar práticas educativas e problemas nos ambientes familiar e institucional, e as estratégias de coping utilizadas. Resultados mostraram preponderância das práticas coercitivas em ambos ambientes. No ambiente familiar, os problemas mais comuns foram conflitos conjugais, e as estratégias de coping mais citadas foram coping focado na emoção e inação. Problemas no ambiente institucional pareceram estar mais relacionados a conflitos com pares. O coping focado no problema e a busca de apoio dos educadores foram estratégias mais frequentes para lidar com esta situação. O conhecimento destes aspectos subsidia a elaboração de programas de treinamento para os pais e educadores sociais que possam contribuir ao processo de socialização das crianças abrigadas, considerando as dificuldades próprias do contexto.

Keywords : Práticas educativas; Estratégias de coping; Crianças abrigadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese