SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Grandmothers/carers and their disabled grandchildren: an experience in music therapyThe use of marijuana as strategy for reducing damages for crack in attached author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BIO, Danielle Soares; SOUZA, Érika Leonardo de  and  MORENO, Ricardo Alberto. Remissão sintomática e qualidade de vida em pacientes com depressão maior tratados com antidepressivo: um estudo prospectivo. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp.151-162. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo estimar a Qualidade de Vida (QV) em pacientes com transtorno depressivo maior antes e após tratamento antidepressivo eficaz. Participaram do estudo 26 indivíduos (18 a 65 anos) com episódio agudo de Transtorno Depressivo Maior, segundo critérios do DSM-IV. A duração do estudo foi de 8 semanas. Os instrumentos utilizados foram: escala de avaliação de depressão de Montgomery-Asberg (MADRS) e de Hamilton (HAMD-17). QV foi avaliada através da escala de qualidade de vida e satisfação (Q-LES-Q). Os resultados indicaram que sintomas depressivos e QV melhoraram significantemente com o tratamento (p<0,001). Sintomas de depressão e QV são significativamente correlacionados. Antes do tratamento, QV foi positivamente relacionada com o MADRS, mas não com o HAMD-17. Em todas as outras avaliações, a QV positivamente correlacionou-se com ambas as escalas, confirmando que a melhora sintomatológica traduz-se em melhora na qualidade de vida em pacientes com depressão maior.

Keywords : Transtorno depressivo maior; Qualidade de vida; Recuperação funcional; Tratamento antidepressivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese