SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35-36Well being, locus of control, and belief in a just world of health workersMotivational interview at obese groups in binge eating treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

NUNES, Karla Gomes  and  GUARESCHI, Neuza M. de F.. Da substituição à alternância: a legislação em saúde mental e a rede de serviços na cidade de Porto Alegre. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp.137-153. ISSN 1413-0394.

Analisa-se a articulação entre a proposição de políticas públicas de saúde mental e as estratégias para a reorientação do modelo assistencial em saúde mental a partir dos movimentos pela Reforma Psiquiátrica brasileira. Parte-se da perspectiva genealógica de Michel Foucault, o que implica descrever as rupturas e continuidades entre a atual legislação de saúde mental e a implementação de estabelecimentos por ela preconizados. A primeira parte do estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, enquanto a segunda fundamenta-se em um levantamento dos serviços de saúde mental existentes na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O alinhamento entre os dados referentes aos serviços implementados na cidade e as propostas inscritas nos documentos oficiais possibilita observar que, em ambos os casos, o discurso pela criação de uma rede de serviços substitutiva aos manicômios é recoberto pelo estabelecimento de alternativas à internação e não por sua superação.

Keywords : Reforma psiquiátrica; Políticas públicas; Serviços de saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese