SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Extravasation work-family: when working conditions contribute to maternal abusive practices?Strengthening social networks: challenges and opportunities preventing the use of drugs in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

LOURENCO, Lélio Moura  and  SENRA, Luciana Xavier. A violência familiar como fator de risco para o bullying escolar: contexto e possibilidades de intervenção. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.42-56. ISSN 1413-0394.

A violência doméstica (VD) ou familiar afeta a população mundial prejudicando a saúde, liberdade e bem-estar de indivíduos, famílias e comunidades. O bullying, um tipo de violência escolar, envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos e psicológicos entre pares, visando prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Pode relacionar-se às diversas experiências familiares e comunitárias. Realizou-se uma revisão de literatura com busca eletrônica pelos descritores bullying, violência doméstica e violência intrafamiliar nas bases Web of Science, Medline, PsycInfo, Dialnet e Redalyc, que tratassem da VD como fator de risco para bullying. Considerou-se autor, periódico, ano, metodologia e impactos desencadeados. Selecionaram-se 59 artigos. Os países mais produtivos foram EUA (50.85%) e Espanha (25.42%); 35.56% dos artigos apontaram a vítima de VD como vítima-agressora de bullying; e que os prejuízos e mais comuns são danos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais para crianças e adolescentes, como apontaram 33.9% das publicações.

Keywords : Violência doméstica ou familiar; Bullying; Revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )