SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12Youth: betting on presentThe hip hop movement: the anti-cordiality of “the repulblic of the bros” and the esthetics of violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

SCANDIUCCI, Guilherme. Cultura hip hop: um lugar psíquico para a juventude negro-descendente das periferias de São Paulo. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp.225-249. ISSN 1413-666X.

O presente artigo baseia-se em dissertação de mestrado defendida pelo autor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no ano de 2005. Tem como ponto de partida a psicologia analítica de C.G. Jung aplicada a um contexto local: o Brasil e, mais especificamente, a cidade de São Paulo. Aliado aos pós-junguianos, o trabalho procura referências externas ao campo da psicologia - como a sociologia, a antropologia e a história - para percorrer o fenômeno chamado movimento ou cultura hip hop. Este atinge parte considerável da população jovem de São Paulo, sobretudo a que mais sofre com o processo de exclusão social, isto é: a negro-descendente das periferias. Os materiais coletados foram entrevistas, depoimentos, observações próprias, além de letras da vertente musical rap. A análise realizada concluiu que o hip hop tem grande força de expressão simbólica na construção de uma persona criativa dessa população, conferindo-lhe possibilidade de assumir uma identidade mais próxima de sua realidade. Tal movimento é capaz de exercer influência sobre a autonomia dos complexos da sociedade paulistana, principalmente no que diz respeito à questão do racismo e do lugar ocupado pelos negro-descendentes habitantes das periferias.

Keywords : Psicologia analítica; C.G. Jung; Alma brasileira; Hip hop; Negro-descendente; Cultura afro-brasileira; Relações étnicas e raciais; São Paulo; Periferia; Complexo.

        · abstract in English     · text in Portuguese