SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Translation, semantic equivalence and cultural adaptation of Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ROSARIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro S.; NUNEZ, José Carlos  and  GONZALEZ-PIENDA, Julio A.. Abordagem dos alunos à aprendizagem: análise do construto. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp.117-127. ISSN 1413-8271.

A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimento em futuras investigações.

Keywords : Abordagem à aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Orientações à aprendizagem; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )