SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Right to play: the (im)possibilities in the context of productive childish jobAggressiveness assessment in the family and fundamental school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MATTA, Adriana da; BIZARRO, Lisiane  and  REPPOLD, Caroline Tozzi. Crenças irracionais, ajustamento psicológico e satisfação de vida em estudantes universitários. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.71-81. ISSN 1413-8271.

Crenças irracionais (CIs) são interpretações ilógicas da realidade que colaboram para o desenvolvimento de perturbações emocionais. A premissa deste estudo é que as CIs podem estar relacionadas ao ajustamento emocional e à satisfação de vida. Estudantes universitários (n=157), responderam ao Questionário de Crenças Irracionais, à Escala de Crenças Irracionais, à Escala Fatorial de Neuroticismo e à Escala de Satisfação de Vida. As CIs apresentaram correlações positivas com dois fatores da Escala Fatorial de Neuroticismo (Vulnerabilidade e Ansiedade) e negativa com idade e com satisfação de vida. Os resultados levam a reflexões importantes sobre a efetividade da Terapia Cognitiva, em especial da Terapia Racional Emotivo-Comportamental, para o ajustamento emocional e para a satisfação de vida dos clientes, que poderiam ser medidas indiretas de sucesso terapêutico.

Keywords : Crenças irracionais; Neuroticismo; Satisfação de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )