SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Variables of the first half of college integration and change of major author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.11 no.2 Campinas Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

Psicologia escolar e educacional na América Latina

 

 

O II Congresso de Psicologia da União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) aconteceu em setembro de 2007 em Cuba com grande participação de psicólogos brasileiros. A temática do Congresso foi a psicologia latino-americana para os psicólogos latino-americanos, possibilitando, por meio das discussões e trabalhos apresentados, a consolidação de uma Psicologia para as necessidades e características da América Latina.

A Psicologia Escolar e Educacional revelou sua identidade brasileira e buscou construir uma latino-americana, pela apresentação de muitos trabalhos com colegas de vários países. Isto resultou em intercâmbios profissionais e de pesquisa visando estreitar os laços com nossos parceiros na América Latina.

Estabeleceram-se parcerias que possibilitaram a organização de um Grupo de Trabalho em Psicologia Educacional cuja meta principal é produzir referências latino-americanas para os profissionais que atuam na área. Definiu-se, também, pela organização de um número especial dedicado à Psicologia Escolar na revista Psicología para a América Latina publicada pela ULAPSI a fim de sintetizar e dar visibilidade às ações tanto no âmbito da pesquisa quanto às relativas aos profissionais nesta área.

Isto posto, cabe considerar que tal avanço deve-se, especialmente, ao próprio desenvolvimento da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) que tem, desde sua fundação, crescido e se colocado como parceira dos profissionais, conquistando espaço de atuação nos contextos de aprendizagem. Manter-se vinculado à ABRAPEE é participar deste movimento pró-educação e aprendizagem, no qual a prevenção é a palavra de ordem.

Lembro que em abril de 2008 ocorrerão as eleições para uma nova diretoria realizar a gestão da ABRAPEE para o biênio 2008 - 2010. Comprometer-se com a Psicologia Escolar e Educacional também significa participar ativamente do processo eleitoral - votando e sendo votado. Cabe-nos, a cada um e a todos, atender a este chamamento pela Psicologia Escolar e Educacional Brasileira e Latino-americana.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Editora