SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Associations between achievement in reading understanding and pedagogical strategies used by teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

DINIZ, António M.  and  ALMEIDA, Leandro S.. Variáveis da primeira fase da integração universitária e mudança de curso. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp.201-210. ISSN 1413-8557.

Estudou-se a relação entre variáveis académicas e psicossociais da primeira fase da integração universitária (escolha e colocação num curso) e a Mudança de Curso (MC). As análises bivariadas dos dados de uma amostra de conveniência de 375 estudantes do primeiro ano mostraram que mudaram mais frequentemente de curso aqueles que: tinham Notas de Candidatura (NC) ao Ensino Superior mais baixas; frequentavam cursos ligados a Recursos Tecnológicos (RT); e, atribuíam menor importância aos Determinantes Intrínsecos (DI) na escolha de curso (competências e interesses). Para operacionalizar esta última variável recorreu-se à Escala de Determinantes da Escolha de Curso (EDEC). Entretanto, as variáveis atrás referidas, bem como as outras duas dimensões da EDEC (Agentes Mediadores e Estrutura Ocupacional), também discriminavam os estudantes de acordo com Género. Presume-se, então, que o Género se relaciona indirectamente com a MC, através da interveniência das variáveis NC, Área de Estudos e DI.

Keywords : Ensino superior; Mudança de curso; Diferenças de géneros.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )