SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Construction and validation of the unifactorial scale of academic self-efficacyMediation, engagement and involvement in the music language: a study in children's contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

MADEIRA, Igor; BORLOTI, Elizeu  and  HAYDU, Verônica Bender. Ensino de relações condicionais entre estímulos musicais por meio de programa de computador. Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp.25-36. ISSN 1414-6975.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170003.

O paradigma da equivalência tem sido apontado como um recurso eficaz no ensino de classes de comportamentos musicais. Este estudo teve como objetivo: (a) ensinar relações condicionais entre as sete notas da clave de sol desenhadas no pentagrama, os nomes impressos dessas notas e os estímulos auditivos correspondentes; e (b) verificar a formação de sete classes de equivalência. Foi usado o software APRM que permite o ensino de discriminações condicionais com estímulos auditivos em som de piano (A), notas musicais desenhadas no pentagrama (B) e nomes dessas notas musicais acompanhadas por cifras (C). Onze estudantes do Ensino Fundamental e Médio foram submetidos a pré-teste, ensino das relações condicionais AB e AC e a testes das relações emergentes. A porcentagem de acertos no pré-teste variou de 4,8% a 23,81% e, após o procedimento de ensino, observou-se 90,5% a 92,8% de acertos no teste das relações de linha de base. O critério de 90% ou mais de acertos foi atingido por 10 dos 11 participantes no teste das relações de equivalência; e por apenas três, no das relações de simetria. Concluiu-se que o procedimento foi eficaz no ensino das relações condicionais entre os estímulos, contribuindo para a emergência das relações de equivalência, mas não das de simetria. Isso indica a necessidade de procedimento adicional que aumente a discriminação auditiva e possibilite demonstrar a formação de estímulos equivalentes.

Keywords : relações condicionais; escolha de acordo com modelo; equivalência de estímulos; ensino de música; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License