SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Language acquisition: a contribution for the discussion on autism and subjectivityReflections about ethics on research related to native populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PRIMI, Ricardo; BUENO, José Maurício Haas  and  MUNIZ, Monalisa. Inteligência emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp.26-45. ISSN 1414-9893.

A preocupação com a delimitação do construto inteligência emocional foi a principal razão da realização deste trabalho, cujo objetivo foi investigar a validade convergente-discriminante de uma medida de inteligência emocional (MSCEIT), com medidas de personalidade (16PF) e inteligência (BPR-5). A coleta de dados envolveu 107 sujeitos de ambos os sexos, com idades de 17 a 60 anos (M=29,8; DP=9,9), funcionários de empresas de diversos segmentos do interior do Estado de São Paulo. Uma análise fatorial exploratória possibilitou a extração de seis fatores ortogonais (rotação varimax) que foram interpretados como relacionados à inteligência, ao neuroticismo, à área estratégica da inteligência emocional, à extroversão, à área experiencial da inteligência emocional e a uma tendência ativo-agressiva. A análise dos dados permitiu concluir que as medidas de inteligência emocional se apresentaram como um construto distinto das medidas tradicionais de inteligência e personalidade, que se referem à capacidade específica de processamento cognitivo com informações emocionais engastadas.

Keywords : Avaliação da inteligência; Propriedades psicométricas; Análise fatorial; Emoção; Cognição; Testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )