SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Evidence of construct validity for the teste de atenção sustentadaFamily violence history in psychiatric patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

JUNQUEIRA, Maria Hercília Rodrigues  and  KOVACS, Maria Júlia. Alunos de Psicologia e a educação para a morte. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp.506-519. ISSN 1414-9893.

Em 2003, foi realizada uma pesquisa com 23 alunos do 7º período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Os principais objetivos foram: verificar como estão sendo tratados a morte e o morrer no curso de Psicologia pelos professores e compreender como os alunos vêem essa temática. Buscar o entendimento dessas questões poderia propiciar uma ampliação dos assuntos tratados no curso e trazer maiores informações aos discentes. Aplicou-se um questionário com cinco perguntas abertas, e os resultados demonstraram que os alunos não se sentem preparados para lidarem com a morte, que o tema é abordado superficialmente em disciplinas de outras áreas e que eles se sentem indignados pela falta de informação proporcionada pela grade curricular. O embasamento teórico-prático possibilita maior segurança para lidarem com a morte, o que poderá vir a ser corrigido por meio de uma mudança na postura dos professores e pela inclusão de disciplinas específicas que abordem o tema da morte e do morrer.

Keywords : Ensino da morte; Alunos de Psicologia; Psicologia; Morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )