SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Addictions: from drive perversion to transitional object pathologyGuilt feeling and ethics in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

JORGE, Marco Antonio Coutinho. A teoria freudiana da sexualidade 100 anos depois (1905-2005). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.20, pp.29-46. ISSN 1415-1138.

Este artigo é a transcrição da conferência de abertura do III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, que celebrou o centenário de publicação dos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. O conceito de pulsão, introduzido nessa obra, marcou uma subversão no campo científico ao tratar da sexualidade humana com uma lógica conceitual consistente. Certas noções de Freud, como a disposição neuropática geral, que trouxe nova visão à discussão sobre a oposição entre inato e adquirido, assim como a demolição da barreira entre normal e patológico, são atuais e necessárias, em um momento em que surgem na cultura manifestações como a de um projeto de lei que pretende a cura para homossexualidade.

Keywords : Psicanálise; Sexualidade; Pulsão; Normal; Patológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )