SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The work of the silenceNarcissistic pathologies and auto-immune diseases: the experience of temporality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psychê

Print version ISSN 1415-1138

Abstract

QUEIROZ, Edilene Freire de. A divisão do sujeito: a hipótese de uma Urverleugnung (desmentido primordial). Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp.47-62. ISSN 1415-1138.

Dois temas ocuparam Freud no final de sua obra: a noção de desmentido e a questão da divisão do eu. Concebe-se a Verleugnung como um desmentido da percepção sensorial da falta do phallus feminino, o qual produz como defesa uma convicção contrária: manobra da criança para desmentir a percepção e amenizar a angústia de castração. Ela aparece também conotando uma divisão perceptiva, indicando duas impressões contraditórias: levar em conta a realidade objetiva e negar o que vê. As duas coexistem provocando uma cisão do eu que subsistem na vida anímica com posturas diversas, contrapostas e independentes. Trabalharemos com a hipótese de uma Urverleugnung -(desmentido primordial) que instala a condição de possibilidade de desmentido e dos processos de divisão subjetiva.

Keywords : Urverleugnung; Desmentido; Divisão do eu; Urverdrängung; Sistema perceptivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )