SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue34ONLINE GAME WORKSHOPS: SCOPE AND LIMITSADOLESCENCE AND THE PROBLEMS OF CONDUCT AND AGGRESSION IN THE SCHOOL CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

SILVA, Pedro Gustavo et al. BULLYING: ESTUDO COMPARATIVO DE PERCEPÇÕES DE ESCOLARES, PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS. Constr. psicopedag. [online]. 2023, vol.33, n.34, pp.44-60.  Epub Mar 08, 2024. ISSN 1415-6954.  https://doi.org/10.37388/cp2023/v33n34a05.

O bullying é uma manifestação social de caráter violento e, por vezes, silencioso, que assola a sociedade vigente, de modo que se fazem necessárias reflexões sobre sua abrangência, principalmente, em um âmbito que possa ser um dos mais percussores para seu desenvolvimento: a escola. O presente estudo teve, como objetivo, analisar e comparar duas escolas (uma pública e uma privada), no município de Lavras, sul de Minas Gerais, como estava sendo tratado o assunto bullying. Os estudos seguem uma perspectiva qualitativa como metodologia e método de produção. A análise foi feita a partir da percepção de alunos, professores e profissionais administrativos. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada para a coleta e produção dos dados dos professores e técnicos administrativos. Para coletar informações sobre a percepção dos alunos, foram aplicadas dinâmicas de relacionamento interpessoal. Os resultados obtidos foram satisfatórios para a pesquisa e pode-se notar que ambas as escolas precisam abordar mais a temática, tendo em vista que todos que participaram da pesquisa sabiam da existência do fenômeno. Entretanto, uma grande parte desconhecia coisas simples de causa e consequência, fato que deixou claro que a equipe escolar das escolas, por mais que possuíssem sistemas diferentes de ensino, não priorizam a preparação profissional para lidar com o bullying. Concluiu-se que esse resultado não é afirmativo para se dizer que todas as escolas não sabem sobre bullying, mas que pesquisas nesse sentido devem ser feitas com mais frequência e ações devem ser tomadas nessas escolas, principalmente, em municípios pequenos, para que, por meio de ações educativas, o bullying seja combatido.

Keywords : Bullying; escola; bullying escolar; escolares; agressão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )