SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue35WOMEN AND THE FEMININE IN ANALYTICAL PSYCHOLOGY: A SCOPING REVIEWPERCEPTIONS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS ON RACE RELATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

CARVALHO, Maria Aparecida de  and  TOSTA, Rosa Maria. A PARTICIPAÇÃO DO CUIDADO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA. Constr. psicopedag. [online]. 2024, vol.34, n.35, pp.49-65.  Epub June 24, 2024. ISSN 1415-6954.  https://doi.org/10.37388/cp2024/v34n35a05.

O objetivo do presente artigo foi apontar a percepção que educadoras – professoras e coordenadora – de um Centro de Educação Infantil (CEI) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) têm sobre o cuidado praticado em suas funções diárias, como parte do desenvolvimento emocional infantil, bem como que lugar esse conhecimento opera na prática cotidiana. Empregou-se o método psicanalítico para a análise de cinco entrevistas semidirigidas, realizadas em uma unidade educacional. A faixa etária (0 a 3 anos e 11 meses) atendida pelos CEIs compreende uma fase do desenvolvimento à qual importantes autores da psicanálise conferem relevância. A explanação do tema se deu a partir dos excertos extraídos das entrevistas, fundamentadas na psicanálise – especialmente de Donald W. Winnicott e de contribuições advindas de seus comentadores e autores que, de algum modo, estabelecem um diálogo entre a psicanálise. Com os resultados da pesquisa, buscamos refletir e contribuir com intervenções que contemplem a educação, em duas frentes, quais sejam: com discussões que pautem a construção de políticas públicas na educação infantil; sobre o cuidado do professor como propulsor e participante da constituição subjetiva da criança, professor este que se mostra com capacidade de exercer cuidados suficientemente bons, mesmo sem ter se apropriado das teorizações. Pois, embora não o saibam, as educadoras, em muitas ações e discursos, apresentam preceitos da psicanálise, e este intercâmbio se mostra promissor, na medida em que alguns de seus conceitos podem efetivamente contribuir, fornecendo sustentação ao ambiente e ações, de modo a ressignificar a educação, com prevenção, e também na promoção de saúde.

Keywords : Desenvolvimento emocional; Cuidado; Professor de educação infantil; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )