SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Family's awareness of the adolescents' profound hearing loss acquiredUnderstanding and consideration of teachers regarding learning styles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

EDUARDO AGUIRRE ANTUNEZ, Andrés  and  SANTOANTONIO, Jacqueline. Análise fenômeno-estrutural e o estudo de casos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp.53-71. ISSN 1415-711X.

O método fenômeno-estrutural tem suas origens em Eugène Minkowski e dirigese à análise dos dados imediatos da consciência, temporalidade vivida e do dinamismo do contato com a realidade. Françoise Minkowska inicia a análise da linguagem no método de Rorschach em casos com epilepsia e esquizofrenia. Zéna Helman ampliou tal análise a outras avaliações psicológicas e quadros psicopatológicos. Apresenta-se breve histórico dos fundamentos daquele método e uma análise do psicodiagnóstico de um caso com transtorno de personalidade borderline. Aplica-se o método de Rorschach, o Teste de Apercepção Temática – TAT e a Escala de Inteligência Wechsler – WAIS-III. O Rorschach revela o predomínio da estrutura sensorial de personalidade, elementos de oposição e contradição, qualidades mórbidas, desvitalização da percepção humana e dificuldade em perceber aspectos da realidade. O TAT indica preocupação e medo do outro, tom melancólico, tristeza, solidão e sentimentos do vazio. O WAIS III mostra melhor desempenho na área de execução e quociente de inteligência na média superior. A análise fenômeno-estrutural contribui para a compreensão da linguagem e da expressão tal qual se manifesta nessas provas, revelando como a paciente pode sentir e expressar os problemas que a afetam em suas características perceptivas, imaginativas e cognitivas.

Keywords : Psicopatologia fenômeno-estrutural; Rorschach; TAT; WAIS-III; Transtorno de personalidade borderline; Psicodiagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License