SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Heart and soul: the life and other symbols of heart disease in hospital realityThe significance of festivals in a hospital toy library:: health promotion, culture and experience of childhood for sick children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MOREIRA, Emanuelle Karuline Correia Barcelos; MARTINS, Tatiana Milhomem  and  CASTRO, Marleide Marques de. Representação social da Psicologia Hospitalar para familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.134-167. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objetivo identificar a representação social da Psicologia Hospitalar para os familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma vez que a psicologia hospitalar procura minimizar o sofrimento em relação à hospitalização. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze familiares, tendo sido desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva. Os dados foram categorizados e analisados a partir da análise de conteúdo, buscando relacionar as respostas com a teoria da representação social e estudos sobre a psicologia hospitalar. A representação social dos familiares de pacientes hospitalizados em UTI em relação ao psicólogo hospitalar baseia-se em vivências do atendimento psicológico. Assim, os familiares percebem o psicólogo como um profissional de ajuda, ao orientar, informar e preparar a família em relação à situação do paciente e ao ambiente de internação e, também, reconhecem a necessidade desse profissional em outros ambientes do hospital.

Keywords : Psicologia Hospitalar; Família; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )