Prezados leitores e leitoras,
É com muita satisfação que a equipe editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (Revista da SBPH) vem por meio deste editorial anunciar mudanças substanciais em nosso periódico.
Começando pela periodicidade, a revista não será mais semestral, pois adotamos o sistema de publicação contínuo: os artigos aprovados seguem para produção gráfica e são publicados, sem que seja necessário “fechar” um fascículo. Isso permitirá que o tempo entre o recebimento e a publicação dos manuscritos seja reduzido, trazendo ao leitor publicações cada vez mais atualizadas sobre nossa área de atuação.
Outro avanço é a adoção de Digital Object Identifier – DOI (DOI Fundation, n.d.), um identificador persistente que garante acesso e identificação inequívoca de cada artigo publicado na Revista da SBPH, garantindo divulgação e citação corretas, inclusive para os artigos dos anos anteriores.
Além disso, passamos a adotar a licença CC BY (Creative Commons [CC], n.d.), atendendo às recomendações de publicação da ciência aberta. Com a nova licença, os manuscritos publicados na Revista da SBPH podem vir a ser publicados em outros veículos de divulgação acadêmica, desde que citem a fonte original: nosso periódico. Isso garante que os autores possam ter seus estudos mais amplamente divulgados, democratizando, portanto, o acesso à informação acadêmica.
Também aprimoramos o fluxo de avaliação de nossos manuscritos com a criação de nossa secretaria editorial e da comissão de editores assistentes, que permitirão acelerar a velocidade de triagem dos manuscritos que seguem para avaliação de nossos editores associados e pareceristas ad hoc. Atrelado a isso, revisamos e atualizamos as normas (e o estilo APA) e as diretrizes de submissão (https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/about/submissions), acrescentando maior rigor ao processo de avaliação dos artigos submetidos.
Por fim, a revista também atualizou o seu layout, que ficou mais moderno e de leitura mais agradável e contemplado informações essenciais como datas de submissão e publicação, dando mais transparência ao processo de publicação.
Todas essas mudanças, evidentemente, precisaram ser cautelosamente implementadas, o que gerou atraso na avaliação dos artigos submetidos desde o início deste ano. Por isso, pedimos desculpas aos nossos autores e leitores. Por outro lado, temos certeza de que esse tempo foi necessário para que pudéssemos apresentar a vocês um periódico ainda mais rigoroso, ágil e democrático naquilo que concerne à divulgação da produção de conhecimento advindo dessa área tão rica e instigante que é a Psicologia Hospitalar.
Boa leitura!
Editor-chefe da Revista da SBPH