SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Analysis of the actions of health promotion conducted by psychologists in Vitória (ES)The practical nurse before death: conceptions of death to practical nurses of oncology and its implications in the work routine and everyday life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GIOIA-MARTINS, Dinorah Fernandes; MEDEIROS, Patrícia Carla da Silva  and  HAMZEH, Sandra Áurea. Avaliação psicológica de depressão em pacientes internados em enfermaria de hospital geral. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.128-141. ISSN 1516-3687.

Este trabalho foi desenvolvido em um hospital geral de São Paulo com o objetivo de realizar uma avaliação psicológica por meio da escala diagnóstica adaptativa operacionalizada (Edao) e do inventário Beck de depressão (BDI), verificando a possibilidade de detectar sintomas depressivos aliados às diferentes patologias de base que motivaram a internação do paciente. Vários são os pedidos de interconsulta por parte da equipe de saúde para que o serviço de psicologia e/ou psiquiatria avalie - e realize as intervenções necessárias - os pacientes internados em enfermarias que se apresentam “tristes, apáticos, chorosos”. Essas solicitações demonstram a importância do diagnóstico dos transtornos depressivos. A depressão está intimamente ligada à baixa aderência ao tratamento médico e à mortalidade. Uma intervenção específica auxilia na recuperação mais rápida do paciente, aumentando sua qualidade de vida e diminuindo os gastos com a internação. Foram sujeitos da pesquisa 29 pacientes adultos, de ambos os sexos, internados em enfermaria de um hospital de São Paulo. Neste trabalho, dois pontos de corte foram utilizados: um escore de 18 a 19 que revela uma estimativa de possível depressão, e um escore acima de 15 que indica disforia e acima de 20 que revela depressão. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, numa visão psicanalítica. Os resultados para o BDI indicam que 13,8% da amostra apresentou possível depressão e 86,2% não apontaram alterações. Os resultados da Edao indicam que 40% da amostra apresentou adaptação eficaz, 30% adaptação ineficaz moderada e 10% adaptação ineficaz severa. Concluiu-se que o BDI demonstrou ser um instrumento de fácil aplicação, portanto eficiente para ajudar a detectar alterações de humor relacionadas à disforia e depressão, bem como a Edao traz para o psicólogo uma avaliação que, em conjunto com o BDI, permite-lhe avaliar o grau de adaptação dos pacientes hospitalizados.

Keywords : Depressão; Edao; BDI; Hospital geral; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )