SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2School - based violence on peer - rejected and peer-accepted adolecents: an analysis of its relationships with family and school variableWorking conditions and organization of teachers of public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BUFFA, Carolina Gobato; TEIXEIRA, Sueli Cristina de Pauli  and  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.17-34. ISSN 1516-3687.

O abrigamento é visto como fator de risco desenvolvimental, fortalecendo o estigma e a exclusão social que sofrem crianças abrigadas. O objetivo deste estudo foi investigar como a condição de abrigamento perpassa as vivências e relações dessas crianças na escola, com base nas narrativas de crianças e técnicos de um abrigo. Participaram desta pesquisa duas meninas e dois meninos, de 10 a 13 anos, abrigados na mesma instituição, a coordenadora e a pedagoga desta. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com cada participante e elaboração de narrativas pelas crianças. Trechos das narrativas que enfatizavam aspectos das relações das crianças na escola foram recortados e analisados. As crianças descreveram as interações escolares como conflituosas, frequentemente violentas. As profissionais do abrigo relacionaram isso ao abrigamento das crianças, apontando uma atitude de preconceito e exclusão. Tais interações parecem retomar o discurso do abrigado como fracassada, (re)atualizando a exclusão que sofrem. Ademais, indicam o fracasso da escola ao desempenhar seu papel de inclusão.

Keywords : Abrigo; Escola; Interação; Exclusão; Crianças abrigadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )