SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Food advertisement influence on food choice in children and adolescentsStress evaluation in military policemen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MIGUEL, Fabiano Koich et al. Alexitimia e inteligência emocional: estudo correlacional. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.52-65. ISSN 1516-3687.

Inteligência emocional refere-se à capacidade de utilizar informação emocional para guiar pensamento e ações de maneira adaptativa e construtiva. Uma das subáreas da inteligência emocional é a percepção, ou seja, a capacidade de identificar corretamente emoções em si e nos outros. O indivíduo alexitímico possui dificuldade em caracterizar o próprio estado emocional. O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para o Teste Informatizado de Percepção de Emoções em Fotos (TPE), relacionando-o com a Escala de Alexitimia de Toronto (TAS). Participaram da pesquisa 54 sujeitos que responderam aos instrumentos. O TPE foi pontuado por dois métodos: consenso da amostra e por meio da Teoria de Resposta ao Item com base em consenso de seis especialistas. Entre os resultados, constatou-se que menor capacidade de fantasiar (uma área da alexitimia) está associada à menor capacidade de perceber emoções em si mesmo. Os resultados referentes à validade do instrumento são discutidos no texto.

Keywords : Inteligência emocional; Alexitimia; Percepção emocional; Teoria de resposta ao item; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )