SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Effectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college studentsIncident of femoral fracture and screening of signs of depression in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CASTRO, Elisa Kern de; PELOSO, Franciele Cristiane; VITAL, Luisa  and  ARMILIATO, Maria Júlia. Crenças sobre o câncer infantil: percepção de sobreviventes e mães. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.309-324. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p309-324.

As crenças sobre a doença referem-se a esquemas mentais que as pessoas constroem a partir de sua experiência direta ou indireta e que se relacionam com o seu comportamento em saúde e autorregulação. Em sobreviventes de câncer infantil, as crenças ajudam a compreender seus comportamentos no período pós-tratamento. Objetivou-se examinar as crenças sobre o câncer infantil em 27 sobreviventes e 49 mães que responderam a questionários sociodemográficos e de percepção da doença numa plataforma on-line. Os resultados apontaram que as mães perceberam o câncer infantil como uma doença crônica, com sintomas cíclicos, com consequências e representação emocional mais negativas que os sobreviventes. Ainda, as mães referiram compreender os aspectos relacionados à doença e acreditam no controle pessoal e do tratamento num nível mais elevado que os sobreviventes. Conclui-se que o fato de os sobreviventes perceberem o câncer infantil de maneira mais positiva pode indicar uma ressignificação da experiência de forma adaptativa.

Keywords : câncer; câncer em crianças; crenças em saúde; autorregulação; percepção da doença.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )