SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The backstage of fireworks production in Santo Antonio do Monte: notes on the degradation of the pyrotechnists work conditions and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

IMBRIZI, Jaquelina Maria et al. Condições de trabalho na Estratégia de Saúde da Família: relato de experiência de extensão universitária com agentes comunitários de saúde. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.153-169. ISSN 1516-3717.

É sabida a importância de novos cenários de aprendizagem para a formação do profissional de saúde. A partir da interação da universidade com regiões de vulnerabilidade de Santos-SP, e seus serviços, foi criado o projeto de extensão universitária "A potencialização da capacidade de ação dos agentes comunitários de saúde" como um espaço de escuta e elaboração de vivências para os agentes comunitários de saúde (ACS) de uma dessas regiões. O objetivo deste artigo é dar visibilidade a condições de trabalho dos ACS por meio dos diários de campo produzidos durante o projeto de extensão universitária. Trata-se de uma análise dos registros feitos pelos estudantes na perspectiva de dar voz à experiência e à percepção dos ACS sobre seu trabalho em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da qual se construíram seis analisadores. Por fim, a partir das condições de trabalho dos ACS, verificou-se a importância da construção de outro lugar para esses profissionais na equipe, da promoção de uma maior interação dentro da própria equipe e de dedicar um olhar mais cuidadoso à capacitação desses profissionais, para a construção e o fortalecimento da ESF.

Keywords : Agentes comunitários de saúde; Saúde da família; Condições de trabalho; Formação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )