SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueMental health and work: limits, challenges, obstacles, and perspetivesMethodology and analysis methods in clinic of activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SATO, Leny. Recuperando o tempo perdido: a psicologia e o trabalho não regulado. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp.99-110. ISSN 1516-3717.

Este artigo focaliza como, no Brasil, a psicologia tem apreendido os fenômenos do mundo do trabalho, identificando temas que são objeto de investigação e de práticas. O utilitarismo forjou seu olhar sobre o trabalho e sobre a Psicologia, e ela deveria gerar conhecimentos e instrumentos para intervir no trabalho. Sua influência está presente na gestão de recursos humanos e esse foi o primeiro campo demarcado, respondendo a demandas gerenciais e ao desenvolvimento das condições para o processo de industrialização. O utilitarismo possivelmente influenciou o fato de os estudos do trabalho na psicologia social terem ficado esmaecidos, pois se ocupavam de temas como identidade, subjetividade, problemas humanos no trabalho e gênero. Outro campo que se configura mais recentemente é o da saúde do trabalhador, um movimento construído por demandas de sindicatos de trabalhadores e pela inclusão da atenção à saúde do trabalhador na política de saúde pública. Embora tardiamente, a psicologia tem procurado recuperar o tempo perdido dedicando-se a estudar o desemprego e o espetro de atividades situadas no "circuito inferior da economia" (Santos, 1979/2004), o que inclui as "profissões esquecidas" (Rio, 1904/2008).

Keywords : Psicologia do trabalho; Psicologia social do trabalho; Saúde do trabalhador; História da psicologia; Desemprego; Trabalho informal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )