SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Psycho and social suffering in unemployment situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

COUTINHO, Maria Chalfin; D'AVILA, Geruza Tavares; MADERS, Tielly Rosado  and  MORAIS, Marcelo. Trabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp.87-101. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p87-101.

Em um contexto de mudanças na legislação, com ampliação de direitos no trabalho doméstico, foi desenvolvida uma pesquisa para investigar as práticas e os sentidos produzidos no cotidiano de trabalhadoras domésticas. A pesquisa foi realizada em duas regiões metropolitanas brasileiras: Grande Florianópolis e Baixada Fluminense. A partir dos chamados métodos biográficos, foram entrevistadas 27 trabalhadoras domésticas, mensalistas e diaristas, tendo como instrumentos complementares fotografias e agenda colorida. A análise resultou na identificação de três núcleos de significação: 1) trajetórias educacionais e laborais, 2) vivências no trabalho e 3) gestão da vida cotidiana e trabalho. As trajetórias revelam entrada precoce na vida laboral e baixa escolaridade como fatores que contribuíram para que exercessem o trabalho doméstico remunerado. As vivências foram permeadas por ambiguidades afetivas nas relações com contratantes e familiares, particularmente para as mensalistas. A gestão do cotidiano revela peculiaridades do trabalho de diaristas e mensalistas e capacidade de negociação com uso de astúcias e saberes tácitos. A análise evidencia a articulação entre ambiguidades afetivas e demandas imperativas num cotidiano de trabalho intenso, íntimo e com traços de herança escravagista.

Keywords : Trabalho doméstico; Cotidiano; Emoção; Trajetórias; Vivências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License