SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Clarity and obscurity: Heidegger, Levinas and the invisible GodThe trauma clinic in Ferenczi and Winnicott author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

CANDIOTTO, Cesar. Governo e direção de consciência em Foucault. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.89-113. ISSN 1517-2430.

A problematização do governo na investigação de Michel Foucault abre novas possibilidades para o estudo de seu pensamento. No presente artigo, uma delas é abordada com base em uma dupla perspectiva indissociável: a primeira, refere-se à articulação entre governo dos outros e governo de si mesmo no poder pastoral cristão (Foucault caracteriza o poder pastoral como o gérmen da hermenêutica do desejo ocidental, enfocado na renúncia da vontade e na obediência integral); a segunda perspectiva, diz respeito ao governo de si mesmo e sua relação com o governo dos outros no estoicismo imperial, no qual se objetiva o senhorio de si pelo autocontrole da vontade. A escolha do contraste entre esses dois registros tem como escopo discutir a questão da direção de consciência como técnica de governo, como condução de condutas. Além disso, pretende-se salientar que, na direção de consciência do estoicismo romano, tal como apresentada por Foucault, é possível identificar a constituição de subjetividades singulares irredutíveis aos processos de individualização e interiorização, inaugurados no século IV d.C. pelo cristianismo monástico.

Keywords : governo; ética; direção de consciência; estoicismo; cristianismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )