SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2How to transmit the analytic experience?: Readings of a case-history from D. W. WinnicottThe problem of dependence in Being and time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

DESSAIN, Béatrice. De l'hésitation dans la clinique winnicotienne. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.167-181. ISSN 1517-2430.

Winnicott aborda o tema da hesitação com muita delicadeza. Trata-se de uma escolha, uma escolha congruente com sua própria prática e com a ética geral da psicanálise. Para Winnicott, a hesitação parece bem o caminho que leva à utilização do objeto e, portanto, o de se posicionar como sujeito. Mas onde está hoje esse tempo de suspensão? A hesitação é um vocábulo tão pouco atual em nossa clínica que quase podemos antecipar que sua ausência generalizada marca um aspecto de mal-estar da civilização. Em uma perspectiva muito clínica, proponho conceber o tempo de hesitação como um "tempo potencial" durante o qual um diálogo intrapsíquico propicia o desejo e, portanto, a cultura.

Keywords : hesitação; objetificação; subjetivação; resistência; indecibilidade; civilização.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )