SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Childhood retreat and aggressiveness: how to protect yourself from the threat family?Masoch, Mill and the Morality of Masochism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

PROENCA, Nuno Miguel. Recalcamento e passibilidade na leitura de Freud por Michel Henry. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.144-161. ISSN 1517-2430.

Retomando algumas noções fundamentais da metapsicologia freudiana e insistindo na passibilidade fundamental da vida que elas revelam, Michel Henry re-elabora a relação entre pulsão, inconsciente, representação e afecto de maneira a ultrapassar as aporias que identifica na teoria do recalcamento. O intuito do seguinte artigo é o de analisar os momentos principais da leitura que Henry faz dessa noção, de modo a avaliar algumas conseqüências que essa interpretação original pode ter tanto para uma fenomenologia que pretende reformular o estatuto da subjectividade e da ipseidade "aquém" da intencionalidade, como para a própria teoria do recalcamento e as suas incidências clínicas.

Keywords : Recalcamento; inconsciente; afecto; pulsão; passibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )