SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue16The new Quijotes of psychology and the social practice in the “third sector”The conception of citizenship as a set of rights and its implications for the citizenship of children and youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUZA, Regina Magalhães de  and  ARCARO, Nicolau Tadeu. O Banco Mundial e o investimento na juventude brasileira. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp.251-270. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa três documentos referentes à juventude produzidos nos anos 2000 pelo Banco Mundial, com o propósito de identificar a posição atribuída ao jovem indivíduo objeto de políticas públicas. Além do investimento no capital humano juvenil, os documentos prescrevem o investimento do jovem em si mesmo, atribuindo pelo menos parte do êxito das políticas e medidas à atividade do jovem indivíduo. A atividade individual também pode ser detectada no deslizamento da noção de “situação de risco” para a noção de “comportamento de risco” e na noção de “participação” prescrita à juventude. Tanto a noção de comportamento quanto a de participação baseiam-se na atividade, mas na atividade heterônoma, desprovida de refl exão, crítica e discernimento. Sob a aparência de uma maior responsabilização do jovem indivíduo pelos destinos de sua vida, abre-se a possibilidade de controle do comportamento. A psicologia nomeada como “ecologia do desenvolvimento humano” é usada como sustentação desse discurso de poder.

Keywords : Juventude; Banco Mundial; Desenvolvimento humano; Participação; Comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )