SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Racialism and antiracialism in discourses of universitary students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

PARISI, Elio Rodolfo  and  MANZI, Adrián. Modernidade e humanismo em Michel Foucault. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp.15-23. ISSN 2175-1390.

A Kant e a Rosseau se considera na atualidade como partícipes da modernidade e como construtores da mesma nesa época. O comum entre eles dois é o acento que colocam no entendimento de que o o homem passe de uma determinada idade ou estado de organização social a outro. Os Direitos Humanos podem ser considerados como um dos elementos constitutivos da dobradiça desta passagem de uma idade a uma idade maior ou de um estado a outro. Invocando a Universalidade dos Direitos Humanos como estrutura formal válida e única, com o que nos vamos encontrar é com um saber filho da secularização. Poderia ser que no plano deste processo intitulado a modernidade como transformação, seja a forte cor humanista que se coloca cada vez mais aos Direitos Humanos o que possibilita que estes pudessem ser colocados ou usados de indistinta maneira para colorir qualquer ação social, política ou econômica.

Keywords : Modernidade; Humanismo; Direitos humanos; Tensão; Psicologia política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )