SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue32Argentina: the impact of implementing transitional Justice Measures Post DictatorshipThe Commission of Truth and Justice in Paraguay: emotional experience in commemoration rituals and the perceived efficacy of the commission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

REYES, Carlos; GRONDONA, Gino  and  RODRIGUEZ, Marcelo. Avaliação do Impacto da Comissão da Verdade no Equador: contribuições psicossociais na atual discussão sobre reparações às vítimas. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp.119-136. ISSN 1519-549X.

A Comissão da Verdade no Equador (CVE) e o Relatório sim Verdade não há Justiça (2010), foram estabelecidas como medida de reconhecimento do Estado equatoriano ante as sucessivas violações dos direitos humanos ocorridas desde 1984-88 e depois disso, até 2008. Neste contexto, foi realizada esta pesquisa que permitiu conhecer o impacto do trabalho da comissão, além de vários aspectos psicossociais tais como: o partilhar emocional, percepção do clima social, o perdão e acrescimento da sociedade. A amostra foi constituída por 387 participantes entre 19 e 79 anos, que estão distribuídos em vítimas diretas, indiretas e população não afetada. Os resultados indicam que as vítimas diretas apresentam maior conhecimento e uma melhor avaliação do trabalho da CVE, compartilham mais suas emoções sobre o que aconteceu e percebem um maior conhecimento na sociedade após o relatório, em comparação com os outros dois grupos. Também, nas vítimas diretas considera-se a urgência de enfrentar em primeiro lugar a reparação econômica, seguido da judicial e a psicológica. São analisados estes achados e suas implicações para o debate em curso no Equador sobre a reparação.

Keywords : Comissão da Verdade do Equador; Impacto Psicossocial; Compartilhar Emocional; Crescimento da Sociedade; Reparação de Vítimas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License