SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33The totally lonely and its bondsThe actuality of the clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

COELHO, Daniel Menezes  and  MIKOWSKI, Esther Maynart Pereira. Manejo clínico e as produções de saber na cultura como destinos da pulsão de saber. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.33, pp.45-57. ISSN 1676-157X.

O tema deste trabalho é o manejo da técnica psicanalítica e as produções de saber na Cultura na obra freudiana. Nossa hipótese é que ambos são destinos da pulsão de saber, apontada por Freud em "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade". O objetivo foi revisar textos sobre a técnica, publicados entre 1910 e 1915, e textos sobre cultura de 1927 a 1933 para verificar como Freud trabalhou o saber em torno desses temas. Encontramos tanto nos textos tardios sobre a cultura como nos artigos sobre a técnica o caráter investigativo do sujeito. A pesquisa nos leva a destacar, na obra freudiana, uma nova inflexão quanto às relações entre o sujeito e o saber, na medida em que revela aí o papel do desejo.

Keywords : Pulsão de saber; Cultura; Produção de saber; Manejo clínico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License