SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Dermatologic patients: maternal-fetal relations and self-agressivityMyokinetic Psychodiagnosis (PMK) results comparison between samples of the cities of Belo Horizonte, Recife and São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Estudo comparativo entre os testes psicológicos Bender e PMK no levantamento de indicadores de seqüelas neurológicas causadas por alcoolismo. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.26-35. ISSN 1676-7314.

Procedemos a uma pesquisa bibliográfica sobre os indicadores de seqüelas neurológicas provocadas pelo uso contínuo de substâncias etílicas possíveis de serem detectados pelos testes psicológicos Bender e PMK. A partir do levantamento bibliográfico, buscamos analisar comparativamente os referidos testes no que se refere à aferição dos mencionados indicadores. Essa análise comparativa nos permitiu discutir a aplicabilidade de ambos na avaliação psicológica dos candidatos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), especialmente, no que diz respeito à triagem de alcoolistas. Concluímos que o PMK se mostra mais preciso e sensível na aferição desses indicadores e, em razão disso, imprescindível de ser utilizado na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, como um recurso de triagem de alcoolistas. Quanto ao Bender vê-se a necessidade de novas pesquisas que possam delimitar a eficácia desse teste no diagnóstico das perturbações devido ao alcoolismo.

Keywords : Avaliação psicológica; Alcoolismo; PMK (Psicodiagnóstico Miocinético); Teste Bender.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )